Província de Sofala será Pioneira na implementação do sistema contra a violência baseada no gênero e feminicídio.


A cidade da Beira foi palco para o seminário de apresentação e lançamento do sistema unificado de resposta e prevenção  a violência de gênero elaborado pela associação Silver Lining Moçambique e parceiros.

O sistema  surge depois da criação do observatório do feminicídio, pela necessidade de obter respostas não só da sociedade mas também do governo face ao aumento de casos de violência doméstica na província. 

“ Havia a necessidade de termos o sistema e apartir do mesmo, unificarmos os dados a informação com instituições públicas. A resposta não deve vir apenas da sociedade civil, deve vir também do governo” Disse Graziana Pita, Directora Provincial de gênero, criança e ação social em Sofala. 

Depois de Sofala, o Sistema unificado de resposta e prevenção a violência de gênero será lançada nas províncias da região centro do país pela associação de mulheres para a promoção do desenvolvimento comunitário.

Referir,  que a província registou o aumento de 164 casos de violência doméstica se comparado com o primeiro trimestre do ano passado.


Texto por Rosa Saene

LihatTutupKomentar